Até a época em que vivia Allan Kardec, ainda permaneciam pensamentos de que as mulheres e os negros não tinham alma. Ainda permanecia a ideia de que os animais eram máquinas, desprovidos de alma, de sentimentos. Infelizmente, ainda hoje, muitos pensam dessa forma.
Vemos em muitas passagens da codificação, esclarecimentos sobre a existência da alma dos animais e a certeza que são nossos irmãos, em conformidade com a ciência, que provou que os animais são Seres Sencientes (que tem sentimentos). Veja essa passagem do Livro dos Espíritos, questão 601:
“Nada há nisso de extraordinário. Suponhamos os nossos animais de maior inteligência como o cão, o elefante, o cavalo, dotados de uma conformação apropriada aos trabalhos manuais, o que não poderiam fazer sob a direção do homem?”
Hoje em dia, com os recursos das redes sociais, podemos verificar vários exemplos de animais que ajudam em hospitais , trabalhando com crianças especiais. que demonstram melhoras muito significativas quando interagem com eles , voltando a ter equilíbrio , a falar e em nossos lares, muitas vezes devolvendo a harmonia na família .
No livro “A Gênese da Alma” Cairbar Schutel nos deixou essa passagem linda sobre os animais:
“O orgulho humano cavou um abismo intransponível entre o reino hominal e o reino animal….Todas as almas têm a mesma origem …. Pena é que os homens só vejam os animais para oprimi-los, maldizê-los, a ponto de lhes negar o principio de vida, cujos direitos o Supremo Criador não deixou de conceder aos nossos irmãos inferiores….. Sede bons para com os vossos irmãos inferiores, como desejais que o Pai celestial vos cerque de carinho e de amar! …. Homens! Tratai bem os vossos animais, limpai-os, curai-os, alimentai-os fartamente, dai-lhes descanso, folga no serviço, porque são eles que vos ajudam na vida, são eles que vos auxiliam na manutenção da vossa família, na criação dos vossos filhos! “
Enquanto não admitirmos que os animais têm alma, sentimentos, que são nossos irmãos menores que necessitam do nosso amparo, que temos a responsabilidade de ajuda-los em sua evolução, como eles nos ajudam, não estaremos preparados para esse mundo tão sonhado de Regeneração, onde o bem prevalecerá.
No dia que nos deixarmos dominar pelo amor ao próximo, e como nos disse Mahatma Ghandi, próximo é tudo que tem vida, teremos compreendido as leis de Deus, então seremos merecedores de um mundo sem expiações, sem guerras, sem sofrimentos, com outras formas de evolução. Teremos enfim aprendido a amar sem limites.
Foto ilustrativa: www.pexels.com