Os dois maiores preceitos que encontramos na Doutrina Espírita é “Fora da Caridade não há salvação” e o outro é “Fazer aos outros o que gostaríamos que nos fosse feito”.
Mas será que a maior caridade é a material ? Será que que a Caridade tem limites? Como e com quem devemos exercitá-la? Será que a Caridade deve ser feita somente aos humanos?
Antes de encontrarmos as respostas, devemos nos lembrar de que Deus é todo justiça, todo bondade, todo entendimento, causa primária de Todas as coisas e como nos dizem os Espíritos, Sua bondade se estende sobre todas as suas criaturas.
Irmã Rosália, no Evangelho Segundo o Espiritismo, nos fala sobre a Caridade Material e a Caridade Moral. Ela nos adverte que a Caridade Material é importante, mas a caridade Moral é fundamental, que consiste em nos suportarmos uns aos outros, em amarmos uns aos outros.
Os animais são nossos irmãos menores, e sendo criaturas de Deus como nós, merecem o nosso amor e nosso respeito. Estamos juntos na jornada evolutiva, evoluem com nossa ajuda e conosco como nos afirmam os Espíritos. Devemos nos lembrar de que somos todos espíritos, somente em estágios evolutivos diferentes. A Ciência nos provou que são Seres Senescentes , que amam , que sofrem , que tem consciência . Quantos exemplos encontramos na internet da ajuda que esses Seres Animais dão aos Seres Humanos? A nossa única diferença em relação a eles são as experiências que adquirimos a mais e a consciência de Deus, o que nos faz sermos mais responsáveis pelos nossos atos.
Os grandes Espíritos que passaram pela Terra amavam e respeitavam os animais. Desde Jesus, que nasceu entre eles, Francisco de Assis, Cairbar Schutel , Herculanos Pires , até Chico Xavier , que afirma que quem maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar . Na literatura espírita encontramos várias passagens de Espíritos que eram caridosos e que afirmam que os animais merecem até mesmo os recursos da mediunidade, como o passe.
Jesus nos deixou os grandes mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Gandhi nos afirma que próximo, é tudo que tem vida.
A caridade é a maior entre as virtudes, e nos lembremos de que somos criaturas menores perante Deus. Será que é esse o comportamento que Ele espera de nós?
Amemos aos animais, dando carinho , conforto , paciência , cuidados na velhice , tratamentos médicos , no sofrimento que passam para nos alimentar, e em tudo que queremos que Deus faça conosco, porque enquanto não aprendermos a amar e sermos caridosos com todos os Seres da criação , não estaremos preparados para esse Mundo tão sonhado de Regeneração.
Foto ilustrativa: pexels.com