QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Artigos

Caridade com os Animais

Enviado em 3 de maio de 2016 | No programa: Nossos Irmãos Animais | Escrito por Ivany Lima | Publicado por Juliana Chagas

Os dois maiores preceitos que encontramos na Doutrina Espírita é  “Fora da Caridade não há salvação” e o outro é “Fazer aos outros o que gostaríamos que nos fosse feito”.

Mas será que a maior caridade é a material ? Será que que a Caridade tem limites? Como e com quem devemos exercitá-la? GirafaSerá que a Caridade deve ser feita somente aos humanos?

Antes de encontrarmos as respostas, devemos nos lembrar de que Deus é todo justiça, todo bondade, todo entendimento, causa primária de Todas as coisas e como nos dizem os Espíritos, Sua bondade se estende sobre todas as suas criaturas.

Irmã Rosália, no Evangelho Segundo o Espiritismo, nos fala sobre a Caridade Material e a Caridade Moral. Ela nos adverte que a Caridade Material é importante, mas a caridade Moral é fundamental, que consiste em nos suportarmos uns aos outros, em amarmos uns aos outros.

Os animais são nossos irmãos menores, e sendo criaturas de Deus como nós, merecem o nosso amor e nosso respeito. Estamos juntos na jornada evolutiva, evoluem com nossa ajuda e conosco como nos afirmam os Espíritos. Devemos nos lembrar de que somos todos espíritos, somente em estágios evolutivos diferentes. A Ciência nos provou que são Seres Senescentes , que amam , que sofrem , que tem consciência . Quantos exemplos encontramos na internet da ajuda que esses Seres Animais dão aos Seres Humanos? A nossa única diferença em relação a eles são as experiências que adquirimos a mais e a consciência de Deus, o que nos faz sermos mais responsáveis pelos nossos atos.

Os grandes Espíritos que passaram pela Terra amavam e respeitavam os animais. Desde Jesus, que nasceu entre eles, Francisco de Assis, Cairbar Schutel , Herculanos Pires , até Chico Xavier , que afirma que quem maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar .  Na literatura espírita encontramos várias passagens de Espíritos que eram caridosos e que afirmam que os animais merecem até mesmo os recursos da mediunidade, como o passe.

Jesus nos deixou os grandes mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Gandhi nos afirma que próximo, é tudo que tem vida.

A caridade é a maior entre as virtudes, e nos lembremos de que somos criaturas menores perante Deus. Será que é esse o comportamento que Ele espera de nós?

Amemos aos animais, dando carinho , conforto , paciência , cuidados na velhice , tratamentos médicos , no sofrimento que passam para nos alimentar, e em tudo que queremos que Deus faça conosco, porque enquanto não aprendermos a amar e sermos caridosos com todos os Seres da criação , não estaremos preparados para esse Mundo tão sonhado de Regeneração.

 

Foto ilustrativa: pexels.com

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp