Estou no rádio e na comunicação desde 1997, de lá pra cá tivemos muitos avanços tecnológicos e com todo este progresso, o conteúdo sempre se manteve importante e sempre continuará.
As novas tecnologias exigem que os espíritas tenham cada vez mais carinho com o conteúdo, e com o aprimoramento técnico e com criatividade podemos apresentar ao nosso ouvinte e telespectador e frequentador da casa espírita um produto cada vez mais sofisticado e interessante.
O Dinamismo da comunicação, faz com que as novas tendências sejam absorvidas por todos de forma muita rápido.
Na pesquisa Kantar Millward Brown chegou-se a conclusão:
“Exiba bem a sua marca, mas dentro de um contexto, com conteúdo assertivo e relevante”
Podemos e devemos adotar isto também nas casas espíritas, pois o público hoje tem uma consciência mais dinâmica e moderna e já está acostumado com as novas tecnologias.
Segundo a ACIC – Associação Comercial e Industrial de Campinas, que publicou no artigo ‘Saiba como usar os vídeos para impactar o maior número de clientes e gerar engajamento com a sua marca” , divulgado em seu site este mês (junho/2017) – “Dados apontam que nos anos 2000, com a propagação do uso da internet, a capacidade do ser humano de prestar atenção em algo diminuiu de 12 segundos para 8 segundos. O que ajuda a entender as razões da predileção pelo vídeo: seu formato de consumo rápido e fácil “
Reportando para o movimento espírita, o conteúdo será fundamental para que o nosso público preste mais atenção na nossa mensagem, cada vez mais teremos que entender o receptor, aprimorar o emissor, analisar a mensagem, e trabalhar com muita qualidade código, os canais, e entendermos cada contexto.
[…] São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo têm de ser completados; em que o véu intencionalmente lançado sobre algumas partes do ensino tem de ser levantado; em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, tem de levar em conta o elemento espiritual em que a Religião, deixando de ignorar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, como duas forças que são, apoiando-se uma na outra e marchando combinadas, se prestarão mútuo concurso. Então, não mais desmentida pela Ciência, a Religião adquirirá inabalável poder, porque estará de acordo com a razão, já se lhe não podendo mais opor a irresistível lógica dos fatos.” (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap1, item 8)
Os operários da doutrina devem estar sempre bem dispostos na oficina do esclarecimento, todas as vezes que procurados pelos que desejem cooperar sinceramente nos seus esforços. Mas provocar a atenção dos outros no intuito de regenerá-los, quando todos nós, mesmo desencarnados, estamos em função de aperfeiçoamento e aprendizado, não parece muito justo, porque estamos ainda com um dever essencial, que é o da edificação de nós mesmos.
No labor da Doutrina, temos que convir que o Espiritismo é o Cristianismo redivivo pelo qual precisamos fornecer o testemunho da verdade e, dentro do nosso conceito de relatividade, todo o fundamento da verdade da Terra está em Jesus Cristo.A verdade triunfa por si, sem o concurso das frágeis possibilidades humanas. Alma alguma deverá procurá-lo supondo-se elemento indispensável à sua vitória. Como seu órgão no planeta, o Espiritismo não necessita de determinados homens para consolar e instruir as criaturas, depreendendo-se que os próprios intelectuais do mundo é que devem buscar, espontaneamente, na fonte de conhecimentos doutrinários, o benefício de sua iluminação”. (Emmanuel, O Consolador, questão 1 e 210)
É um exercício constante e diário , e o resultado final sempre vale a pena!
Vamokvamo!
Claudio Palermo – Jornalista/ Locutor/ Radialista / Palestrante – trabalha na Rede Boa Nova de Rádio (SP) e é diretor da Palermo News Eventos – Empresa de treinamentos e consultoria em comunicação