QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

Progressão dos mundos

Enviado em 28 de agosto de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

Progressão dos mundosSerá que o planeta evolui de acordo com a humanidade?

O capítulo 18, da obra A Gênese, nos ensina que o planeta Terra está sujeito à Lei do Progresso. Confira a seguir um trecho a respeito da progressão dos mundos:

“Progride fisicamente pela transformação de seus componentes e moralmente pela depuração dos Espíritos encarnados e desencarnados que o povoam. Esses dois progressos seguem e caminham paralelamente, pois a perfeição da habitação está em relação com a do habitante. Fisicamente, o mundo tem sofrido transformações sucessivas comprovadas pela Ciência. Moralmente, a humanidade progride pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e do abrandamento dos costumes”.

No que diz respeito às maneiras em que a progressão dos mundos acontece. Allan Kardec nos ensina:

“Esse duplo progresso acontece de duas maneiras: uma lenta, gradual e imperceptível. Outra por bruscas mudanças, cada uma das quais corresponde um movimento ascensional mais rápido que marca, por características bem definidas, períodos progressivo da humanidade”.

Pelas mudanças lentas e graduais, pode-se considerar as épocas consecutivas, por exemplo, nos costumes; nas leis.

O Evangelho Segundo o Espiritismo e progressão dos mundos

Já em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo 3, encontramos a seguinte passagem a respeito da progressão dos mundos:

“Mas os mundos progridem porque a humanidade progredidade. A situação da criatura humana, superior ou inferior, varia de acordo com o ponto de vista analisado”.

Portanto, tendo como ponto de partida os encarnados, que estão sujeitos às provas e expiações. Aqueles que estão acima,  não estão mais sujeitos a doenças, possuem um sentido mais apurada e uma longevidade maior. Já os que estão abaixo, têm por lei a força bruta e a justiça não predomina.

E o que podemos dizer de nós?

Tendo como base O Evangelho Segundo o Espiritismo podemos dizer que há um predomínio da superioridade intelectual, porém, da moral não. Já que as provas e as expiações ainda estão presentes.

Vale lembrar que as provas e as expiações são atos que são cometidos contra a Lei Divina. Por exemplo, quando fazemos mal a alguém estamos indo contra a Lei Divina. Elas são testes aos quais somos submetidos para fortalecer as lições que são aprendidas.

E ainda, vamos avançando no conhecimento doutrinário, nos comprometemos com uma nova maneira de proceder; vamos ajustando os percursos, etc.

Aqui, no Planeta Terra, ainda há um predomínio da ambição, da vaidade, do orgulho, porém, nós estamos progredindo.

Assim como a progressão dos mundos, que é às vezes, lento e gradual ou então brusca.  Na nossa transformação pode acontecer a mesma coisa. Ela pode ser lenta e superada pelas provas e as missões que adquirimos nas reencarnações, formando assim, um alicerce no amor, na caridade, na fraternidade. Ou mais rápida como? nas Expiações, que são necessárias para um processo de aprendizado.

Não tem como ficarmos iguais após essas mudanças físicas e morais que sofremos de tempos em tempos, em nossa encarnação. Esses processos de aprendizados, nos projetam para um novo patamar evolutivo, se assim o quisermos.

Lembre-se de O Livro dos Espíritos, questão 728:

“É lei da Natureza a destruição?

Respo:  Preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar. Porque, o que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos.”

Portanto, assim como os planetas que vivem em constante renovação, nós também vivemos.

Fonte: O Clarim 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp