Confira a seguir algumas explicações a respeito do Umbral e purgatório na visão espírita.
Os termos umbral, purgatório, inferno são expressões que dizem respeito a zonas de retenção espiritual e de sofrimento após o desencarne. Essas zonas têm como objetivo, despertar a alma, recondicionando para a reencarnação ou para a ascensão a outras esferas.
Tanto o umbral como o purgatório dizem respeito ao nosso Estado de Espírito, ou seja, nosso consciente e inconsciente.
No programa Presença Espírita na Bíblia, o comunicador José Reis Chaves, disse:
“As ideias de umbral e purgatório são semelhantes. Já que nos dois casos são temporais. Os sofrimentos, por qual, passa o espírito é temporal, isso quer dizer que há um limite, não é para sempre”.
José Reis Chaves completou:
“O purgatório da Igreja Católica é um momento, um período de sofrimento do espírita. O que corresponde ao umbral do espiritismo, que é uma dimensão, um situação de sofrimento. Já que, o espírita vai se libertar daquilo e vai passar para uma dimensão de não sofrimento, ou então, terá diminuído”
Segundo a questão 1012, de O Livro dos Espíritos, as penas e os gozos estão ligados ao grau de perfeição dos espíritos.
“Haverá no Universo lugares circunscritos para as penas e gozo dos Espíritos, segundo seus merecimentos?
Resp: As penas e os gozos são inerentes de perfeição dos Espíritos. Cada um tira de si mesmo o princípio de sua felicidade ou de sua desgraça (…)
De acordo, então, com o que vindes de dizer, o inferno e o paraíso não existem, tais como o homem imagina?
Resp: São simples alegorias: por toda parte há Espíritos ditosos e inditosos. Entretanto, conforme também já dissemos, os Espíritos de uma mesma ordem se reúnem por simpatia; mas podem reunir-se onde queiram, quando são perfeitos’.
Portanto, sendo negada a existência de céu e inferno. O purgatório, segundo o espiritismo diz respeito, às dores físicas e morais: o tempo de expiação.
“O que se deve entender por purgatório?
Resp: Dores físicas e morais: o tempo da expiação. Quase sempre, na Terra é que fazeis o vosso purgatório e que Deus vos obriga a expiar as vossas faltas” (Questão 1013)
Com isso, por conta de seu estágio de provas e expiações, o planeta Terra é o purgatório, onde expiamos as nossas faltas.
E essas alegorias, que foram citadas acima, são voltadas para as pessoas compreenderem de acordo com o seu adiantamento. Conforme seu progresso moral e intelectual, as civilizações e as culturas passam pelo processo de racionalização das ideias.
Saiba mais sobre Umbral e Purgatório na visão espírita no programa Presença Espírita na Bíblia: