QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Estudo_espirita

Umbral – Livro Nosso Lar

Enviado em 27 de agosto de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

umbral - livro nosso lar

umbral – livro nosso lar

O Umbral é um dos temas mais populares do meio espírita. Diversas obras já descreveram personagens que permaneceram dias, semanas e até anos nestes locais. E ainda, várias novelas e filmes com a temática Espírita também já falaram sobre o Umbral.

O que é Umbral?

Segundo a comunicadora Celina Sobral, no programa Sem Dúvida o umbral diz respeito a uma porta, passagem, acesso.

Umbral – Livro Nosso Lar

No capítulo 12, da obra Nosso Lar, de André Luiz, psicografia de Chico Xavier. Lísias – visitador dos serviços de saúde e que foi designado a cuidar de André Luiz, por quanto tempo ele precisasse, esclareceu:

“Umbral começa na crosta terrestre. É a zona obscura de quantos no mundo não se resolveram a atravessar as portas dos deveres sagrados, a fim de cumpri-los, demorando-se no vale da indecisão ou no pântano dos erros numerosos.”

Lísias, completou:

“Imagine que cada um de nós, renascendo no planeta, somos portadores de um fato (roupa) sujo, para lavar no tanque da vida humana. Essa roupa imunda é o corpo causal, tecido por nossas mãos, nas experiências anteriores.

Compartilhando, de novo, as bênçãos da oportunidade terrestre, esquecemos, porém, o objetivo essencial, e, ao invés de nos purificarmos pelo esforço da lavagem, manchamo-nos ainda mais, contraindo novos laços e encarcerando-nos a nós mesmos em verdadeira escravidão.”

Portanto, o Umbral não é o inferno, purgatório, uma punição, mas sim, um estado vibratório que começa na crosta (local onde os sentimentos inferiores se fixam), fazendo com que o espírito sofra, tornando-se escravo de si mesmo por conta das escolhas da vida terrena.

Por que Deus criou um local como este?

“Se ao voltarmos ao mundo (através da reencarnação) procurávamos um meio de fugir à sujidade, pelo desacordo de nossa situação com o meio elevado, como regressar a esse mesmo ambiente luminoso (pátria espiritual) em piores condições? O Umbral funciona, portanto, como região destinada a esgotamento de resíduos mentais; uma espécie de zona purgatorial, onde se queima a prestações o material deteriorado das ilusões (…)”

Ou seja, Lísias se refere aos nossos “novos débitos” que são criados por nós mesmos no plano físico.

A doutrina nos ensina que estamos na Terra para evoluir, aprender, viver. Porém, se nos deixarmos levar por paixões, vícios terrenos, e não estarmos dispostos a analisar esses erros, poderemos ficar no Umbral por tempo indeterminado.

E lembre-se que tudo vai de acordo com a afinidade, com a sintonia da pessoa. Caso a pessoa esteja presa a sentimentos negativos, ela irá atrair outros que possuem a mesma afinidade | sentimento.

Leia mais:  Pensamentos negativos: como afastá-los?

Por isso, devemos cuidar muito bem dos nossos pensamentos. Já que os pensamentos de ódio, inveja, inferiores, acabam atraindo espíritos que estão no Umbral por pura afinidade, o que pode levar a uma obsessão.

Vale lembrar que os espíritos que estão no Umbral estão ligados ainda ao mundo material e que um dia serão resgatados por espíritos do bem.

“E o que poderia ser feito?” Simples atos diários são o início de uma vida feliz e solidária consigo mesmo e com o próximo, que renova e reeduca as intenções humanas e espirituais e podem ser resumidos em uma frase conhecida por todos nós, através do codificador do espiritismo Allan Kardec: Fora da caridade não há salvação.

Comece desde já, a se reeducar, aceitar a espiritualidade. Se afaste de pensamentos negativos, de raiva. Lembre-se dos ensinamentos de Lísias sobre o Umbral – Livro Nosso Lar:

“Os irmãos no Umbral estão separados de nós apenas por leis vibratórias”.

Saiba mais sobre o assunto no programa Boletim:

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp