“Todas as criaturas são nossos irmãos e irmãs”, Francisco de Assis, missionário do amor e defensor dos animais.
Essa frase de Francisco de Assis nos faz refletir o quanto o amor e respeito aos animais tem um significado especial e importante. E apesar de notícias de maus tratos aos animais ganharem destaque. É possível encontrarmos notícias de pessoas que tem amor e respeito aos bichinhos.
É o caso do agente socioeducativo, Marcos Silva Fiúza, de 36 anos, que transformou cano PVC em comedouros e bebedouros para cachorros que vivem nas suas em Casa Branca (SP).
Em entrevista ao site globo.com, Marcos disse que a ideia foi de sua ex-mulher, que viu algo semelhante na internet e fez a sugestão. O agente contou ainda que primeiramente realizou a ação em frente a sua casa. E logo depois, as pessoas viram e gostaram.
Muitas empresas entraram em contato com Marcos para colocar o bebedouro e o comedouro em frente aos estabelecimentos. Marcos revelou que pelo menos 8 kits já foram solicitados.
A doutrina nos ensina que os animais possuem alma, porém, é diferente de nós, seres humanos. E embora, estejam em diferentes níveis diferentes de consciência, nós (seres humanos) e os animais compartilhamos a jornada evolutiva desde os primórdios. E cabe a nós, seres mais inteligentes, dotados de consciência, cuidar e proteger.
Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, nos ensina que os animais têm um princípio inteligente, e com isso, reencarnam e evoluem. E assim, como os homens, os animais possuem uma lei de evolução segundo o seu grau de adiantamento.
A doutrina espírita, além de consoladora, colabora no despertar de uma realidade mais ampla de que todos nós somos criatura de Deus e que o progresso é infinito. E o amor e respeito aos animais, mostram que somos filhos do mesmo Pai rumo ao aperfeiçoamento.
Lembre-se, que o amor, o carinho, a proteção, não vale somente para os animais de estimação. Mas sim, a todos os seres que habitam o ecossistema.
Fontes: Globo.com | Blog Mundo Maior