QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Evangelho e Reforma Íntima

Qual a missão do homem inteligente na Terra? Evangelho Segundo o Espiritismo

Enviado em 6 de setembro de 2019 | Publicado por Rádio Boa Nova

missão do homem inteligenteQual a missão do homem inteligente na Terra?

A inteligência possui diversos graus de potencialidades, portanto, a capacidade de como cada um utiliza irá depender dos compromissos que foram assumidos na erraticidade. Enquanto alguns indivíduos a utilizando para o bem, outros usam para o mal. Isso varia de acordo com o grau de elevação moral do espírito e da utilização de seu livre-arbítrio.

Na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 7, encontramos a seguinte passagem a respeito da Missão do homem inteligente:

“Não vos ensoberbeis do que sabeis, porquanto esse saber tem limites muito estreitos no mundo em que habitais. Suponhamos que sejais sumidades em inteligência neste planeta: nenhum direito tendes de envaidecer-vos. Se Deus, em seus designíos, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, é que quer que a utilizeis para o bem de todos; é uma missão que vos dá, pondo-vos nas mãos o instrumento com que podeis desenvolver, por vossa vez, as inteligências retardatárias e conduzi-las a Ele”.

Como o desenvolvimento intelectual e a depuração moral não (necessariamente) evoluem ao mesmo tempo. Muitos indivíduos utilizam a inteligência somente para interesses próprios e por conveniências. Colhendo assim, os frutos do egoísmo, da vaidade, do orgulho.

Diante disso, pergunta-se: Qual a missão do homem inteligente na Terra?

O homem tem como missão reverberar, por meio de suas faculdades, o bem e o progresso coletivo. Vale lembrar que as faculdades intelectuais foram nos atribuídas nesta encarnação para que possamos aplicá-las de modo positivo, para ajudar o próximo, além de nos ajudar a evoluir individualmente.

Portanto, a missão do homem inteligente na Terra é aplicar suas faculdades com amor, caridade, humildade. É passar adiante tudo que um dia foi aprendido.

A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas sob a condição de ser bem empregada. Se todos os homens que a possuem dela se servissem de conformidade com a vontade de Deus, fácil seria, para os Espíritos, a tarefa de fazer que a Humanidade avance. (O Evangelho Segundo o Espiritismo)

 

Fontes: Letra Espírita | Rádio Boa Nova

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp