QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Nunca Demais Repetir

Enviado em 3 de junho de 2016 | No programa: Os Mensageiros no Ar | Escrito por Luis Armando | Publicado por Juliana Chagas

Menina sentada com cabeça baixa em sombraQuando se pensa na massa de indivíduos diariamente lançados na corrente da população, sem princípios, sem freios, entregues aos próprios instintos, deve-se admirar das consequências desastrosas desse fato?

Os chocantes acontecimentos envolvendo uma jovem de 16 anos e trinta rapazes numa das comunidades pobres encravadas num dos bairros de importante cidade brasileira no mês de maio de 2016, sugerem-nos uma revisão e reflexão do contido no fundamental O Livro dos Espíritos.

Na mesma nota da questão 685, Allan Kardec oferece a resposta: -“Há um elemento que não se ponderou bastante, e, sem o qual a ciência econômica não passa de teoria: a educação. Não a educação moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar caracteres, aquela que cria hábitos, porque educação é conjunto de hábitos adquiridos”.

Não existem milagres, soluções imediatas, sendo meramente paliativa qualquer medida fora desse caminho. Política que se assemelha a uma estrada que leve a lugar nenhum. E, embora não conhecido, considerado ou refletido, ao longo da mesma obra vamos encontrando outros argumentos dele ou daqueles que ajudaram a construir o alicerce do Espiritismo.

Destacamos alguns para confirmar que qualquer mudança somente será possível a médio e longo prazo, pois se trata de construir uma nova sociedade através da formação de futuras gerações a partir da infância. Vejamos:

1-  Quando essa arte (educação moral) for conhecida, compreendida e praticada, o homem seguirá no mundo os hábitos de ordem e previdência para si mesmo e para os seus, de respeito pelo que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar de maneira menos penosa os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que somente uma educação bem compreendida pode curar. Nisto está o ponto de partida, o elemento real do bem estar, a garantia da segurança de todos”.

2- “-Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o Espírito é mais acessível durante esse tempo às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de sua educação”.

3- “O Espírito dos pais, tem a missão de desenvolver o dos filhos pela educação: isto é para ele uma tarefa. Se nela falhar, será culpado”.

4-“Desde que o temperamento é um efeito, e não uma causa, os meios tentados para modificá-lo, podem ser paralisados pelas disposições morais do Espírito, que opõe uma resistência inconsciente e neutraliza qualquer ação. É, pois, sobre a causa primeira que se deve agir; se se consegue mudar as disposições morais do Espírito, o temperamento modificar-se-á por si mesmo, sob o império de uma vontade diferente”.

5-“Em certa idade é difícil uma transformação do caráter. É, pois, à educação, e sobretudo à primeira educação, que incumbe os cuidados dessa natureza.

6- “- Quando a educação, desde o berço, for dirigida nesse sentido; quando se aplicar em abafar, em seus germes, as imperfeições morais, como faz com as imperfeições físicas, , não mais se encontrará no temperamento um obstáculo, contra o qual a ciência muitas vezes é impotente”.

7- Desde que é reconhecido que o egoísmo e o orgulho, são a fonte da maioria das misérias humanas; que enquanto reinarem na Terra não se pode esperar nem a paz, nem a caridade, nem a fraternidade, então é preciso ataca-los no estado de embrião, sem esperar que fiquem vivazes.

8- É rebuscando a causa primeira dos instintos e das inclinações inatas que se descobrirão os meios mais eficazes de combater os maus e desenvolver os bons.

9- “Não se pode negar a influência do meio e do exemplo sobre o desenvolvimento dos bons e dos maus instintos, porque o contágio moral é tão manifesto quanto o contato físico”.

10- Desde que é reconhecido que o egoísmo e o orgulho, são a fonte da maioria das misérias humanas; que enquanto reinarem na Terra não se pode esperar nem a paz, nem a caridade, nem a fraternidade, então é preciso ataca-los no estado de embrião, sem esperar que fiquem vivazes.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp