QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

O tripé do espiritismo cristão

Enviado em 11 de novembro de 2013 | No programa: Espiritismo e Segurança Pública | Escrito por Bismael Moraes | Publicado por Rádio Boa Nova

Mão apontando para o céu

Allan Kardec explica que o Espiritismo veio no tempo certo, quando a Ciência já se desenvolvera e podia responder a nossas indagações.

Assim, o Tripé do Espiritismo Cristão, também conhecido como o Tripé de Kardec, tem base na Filosofia – com a verdade do pensamento e das idéias -, achando-se estruturada em:

  • O Livro dos Espíritos; também na Ciência – com a verdade da experimentação e da prova;
  • Achando-se nos registros de “O Livro dos Médiuns”;
  • Na Religião – com a verdade da fé raciocinada e embasada na moral do Cristo constantes de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”;
  • Acrescentem-se, ainda, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”, seus livros que compõem o “Pentateuco Kardequiano”, formando as obras básicas da Doutrina Espírita.

Filosofia significa amor à sabedoria; é o pensamento debruçado sobre si mesmo.  As principais indagações filosóficas do ser humano – Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? O que eu faço aqui? – levam a seu estudo, porque envolvem a busca de cada um em conhecer a si mesmo.

Além disso, indaga-se: O que é Deus? O que é o conhecimento? O que é a verdade?  O que é o Bem? O que é o Mal? Por que eu sofro?  E essas perguntas têm resposta dentro do Espiritismo, o qual, como Filosofia, na lição do pensador Soriano, “é a síntese dos conhecimentos humanos aplicada à investigação da verdade”. E “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, é a expressão máxima da Filosofia Espírita”.

Ciência tem por finalidade provar a realidade das coisas, por intermédio da observação e da experimentação, por métodos próprios. Ensina Allan Kardec, em seu livro “A Gênese”, que “o Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação”.

Por sua vez, o professor Herculano Pires esclarece: “Religião sem Ciência é superstição; Ciência sem Religião é loucura”.

Pela indução (processo de dentro para fora), por inspiração, crio ou falo algo que nunca aprendi na vida presente; e, pela dedução (processo de fora para dentro), quando vejo alguém que nunca estudou piano, mas que, num ambiente de prece a isso destinado, toca como um virtuoso; ou alguém, que não fala língua estrangeira, mas, em local devidamente preparado, faz discursos e escreve em idioma que, nesta vida, jamais aprendeu… Esses e  tantos outros casos são comprovados cientificamente pela observação.

Religião é, comumente, mostrada como crença fervorosa ou sentimento verdadeiro, ligando o ser humano a algo superior. Por isso, o filósofo Max Weber, grande crítico das crenças dogmáticas, chegou a afirmar que “a religião é a indústria da fé e que o líder religioso é o profissional da salvação”.

Mas o Espiritismo é a Doutrina da fé raciocinada, ou seja, não imposta, nem decorada ou repetida. Como já disse o professor e escritor espírita Deolindo Amorim: “A linguagem de Jesus Cristo, iluminada pela sabedoria divina, é a linguagem da verdade”.

Justamente por isso é que a moral do Evangelho combina perfeitamente com os objetivos da Doutrina Espírita. Em tudo, seguindo lições evangélicas que devem guiar o verdadeiro cristão: Conhece a verdade, e a verdade te libertará”. “Ama a teu próximo como a ti mesmo”, “Não faças ou desejes ao semelhante aquilo que, naturalmente, não queres para ti”.

Mas Kardec, com base no aspecto filosófico, no aspecto científico e na moral do Cristo, não afirma que o Espiritismo seja Religião, porque não tem dogmas, sagração, nem hierarquia, mas é uma doutrina filosófico-científica de conseqüências morais. Não oferece prêmios nem castigos; cada um receberá segundo o seu merecimento, pelo bem que faz, pelo perdão exercido, pelo amor ao próximo.

 

Foto ilustrativa: morguefile.com

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp