QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Os animais são alma-grupo?

Enviado em 3 de novembro de 2015 | No programa: Nossos Irmãos Animais | Escrito por Ivany Lima | Publicado por Juliana Chagas

Ainda persistem dúvidas sobre a alma dos animais.gato e cachorro unidos

Divulgam teorias (não Espíritas), como por exemplo, que os animais são “alma-grupo”. Essa teoria consiste em que a alma dos animais pertencem a um “Todo”.

Ao encarnarem se dividem e vivem sua encarnação na terra e quando desencarnam voltam ao “Todo” novamente.

Vejam que os Espíritos são claros ao afirmarem que isso não existe.

Pergunta 140 da obra O Livro dos Espíritos: Que pensar da teoria da alma subdividida em tantas partes quantos são os músculos, presidindo cada uma as diferentes funções do corpo?

Resp: …Já dissemos que o Espírito é indivisível, ele transmite o movimento aos órgãos através do fluido intermediário, sem por isso se dividir. (*)

(*) O animal tendo espírito ele é indivisível. Não existe, portanto alma-grupo. O que volta para O Todo é o Fluído.

Vital .

Os Espíritos, na questão 540 nos afirmam que o Espírito Evolui do Átomo ao Arcanjo , que por sua vez começou pelo átomo. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma?

Resp: Sua individualidade, sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado.

(*) Novamente a afirmação dos Espíritos dizendo que a alma dos animais é individual. Portanto, quando desencarnam , mantém essa individualidade e não voltam ao todo coletivo , ou alma grupo , como alguns afirmam equivocadamente. A evolução dos animais , assim como a nossa , segue um curso. A medida que vamos evoluindo, adquirimos corpos mais evoluídos também. Acreditar, como dizem os Espíritos, que Deus criaria algo sem futuro, seria blasfemar contra sua bondade que se estende sobre todas as suas criaturas. Eles não têm consciência de que são Espíritos em evolução e nem conhecem a Deus , por isso nossa responsabilidade em relação a eles , de trata-los como nossos irmãos menores , não como nossos escravos.

 

Foto ilustrativa: wohaliterapias.files.wordpress.com

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp