QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Os Animais têm Alma?

Enviado em 16 de dezembro de 2015 | No programa: Nossos Irmãos Animais | Escrito por Ivany Lima | Publicado por Juliana Chagas

Onça no campo

Apesar de todas as confirmações dadas pelo Espiritismo em comum acordo com a ciência, essa é uma questão que ainda gera dúvidas .

Logo na introdução do Livro dos Espíritos, encontramos uma definição de alma:

“Pensamos que o mais lógico é tomá-la na sua significação mais vulgar, e por isso chamamos alma ao ser imaterial e individual que existe em nós e sobrevive ao corpo.”

Na época de Allan Kardec, prevalecia o pensamento Cartesiano (Renné Descart) de que os animais eram máquinas desprovidos de alma, assim como as mulheres e os afrodescendentes. Somente com a codificação vieram os esclarecimentos.

No capítulo II – Encarnação dos Espíritos – II Alma , os espíritos nos dizem : “……pode-se dizer que a alma é um Espírito encarnado.”

Um outro exemplo que encontramos é no capítulo XI – Os três Reinos – Os Animais e o Homem:

  1. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma? – Sua individualidade, sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente. Nessa questão Kardec afirma na própria pergunta a existência da alma dos animais.

O estudo da Doutrina Espírita nos faz compreender que os animais são nossos irmãos menores, que devemos amá-los, respeitá-los, assisti-los na suas necessidades. Que são nossos auxiliares e não nossos escravos. Que tem sentimento iguais aos nossos, que amam, se entristecem, que sentem alegria , euforia. Que dependem de nós para ajuda-los na sua evolução, assim como os bons espíritos nos ajudam. Lembremos da máxima do Espiritismo que diz: “Fazer aos outros como gostaríamos que os outros nos fizessem.” Somos todos espíritos, somente em estágios evolutivos diferentes.

Grandes espíritas escreveram em favor dos animais e um deles foi o Dr. Marcel Benedeti, com o livro “Todos os animais merecem o céu“, um livro consolador, explicativo, que nos ajuda a melhor compreender a alma dos animais e o que acontece com eles após a morte. Um livro aprovado pela Presidente das Casas André Luiz naquele ano, Dona Ana Gaspar, agora na Pátria Espiritual. Uma excelente leitura.

 

Foto ilustrativa: http://www.boredpanda.com/

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp