QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Profilaxia da Alienação

Enviado em 9 de outubro de 2016 | No programa: Além do Arco-Íris | Escrito por Richard Simonetti | Publicado por Juliana Chagas

Dois pacientes conversam no manicômio:

– Sou Francisco de Assis!

– Como soube?

– Uma revelação!

– De quem?

– De Deus.

– Mentira! Nunca lhe falei nada disso!

Homem com as mãos em vidro embaçado

Este é o clássico exemplo de doentes mentais afastados da realidade, a estagiar num mundo de fantasia.

Distúrbios graves dessa natureza, originários de acidente circulatório, senilidade, mal de Alzheimer e outros, situam-se por cobranças cármicas que o destino faz ao paciente e à família. É o decantado resgate de débitos pretéritos, conforme ensina a Doutrina Espírita.

Comenta Kardec, em O Evangelho segundo o Espiritismo:

…é certo que a maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida pelas vicissitudes que o homem não tem a coragem de suportar.

Interessante, leitor amigo.

O Codificador considera que a loucura, na maioria dos casos, é produzida pela inconformação diante de situações difíceis, como a morte de um ente querido, o desastre financeiro, a decepção amorosa, a doença grave, a solidão…

Se a tensão é muito grande, pela recusa em enfrentar os desafios existenciais, fervem os miolos, derrete a razão.

O mesmo ocorre com muitos recém-desencarnados. Nas reuniões mediúnicas deparamos com entidades nessa lamentável condição. Pouco afeitas à oração e à reflexão, mente prisioneira das ilusões da Terra, têm dificuldade para encarar as realidades do Além, estagiando na alienação.

Mais lamentável que a alienação mental, que atinge Espíritos encarnados e desencarnados, é a alienação existencial que lhe dá origem. É o viver sem noção dos porquês da existência. De onde viemos, o que estamos fazendo na Terra, para onde vamos?

Fiz certa feita pesquisa junto a colegas de trabalho, com destaque para a seguinte pergunta: qual o objetivo da Vida? Pasme, leitor amigo! A maioria, mesmo dentre os que se diziam religiosos, não soube responder!

Pergunto-lhe: como pode alguém viver de forma disciplinada, corajosa, espiritualizada, na Terra, se não sabe a que veio? Por isso as pessoas desajustam-se diante das vicissitudes, ficam doentes, atribuladas, infelizes, nervosas, desembocando, não raro, em transtornos mentais que podem culminar na alienação.

O Espiritismo nos ajuda a superar a alienação existencial, a partir da fé racional, como propõe Kardec, compromissada com a lógica e o bom senso.

Somos Espíritos imortais. Vivenciamos múltiplas experiências no passado. Vivenciaremos incontáveis experiências no futuro. Aprenderemos sempre, rumo a gloriosa destinação. Seremos Espíritos puros e perfeitos, integrados na harmonia do Universo, prepostos de Deus, coparticipantes na Criação.

Cada um de nós tem uma idade espiritual e nossa personalidade, facilidades e limitações, tendências boas ou más, é o somatório do que aprontamos no passado.

Vicissitudes, problemas e dissabores que enfrentamos guardam idêntica origem. Tanto melhor os enfrentaremos, quanto maior a nossa confiança em Deus e a disposição de lutarmos contra milenárias imperfeições, buscando fazer o que o Senhor espera de nós.

 

Foto ilustrativa: freeimages.com

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp