QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Saúde bucal e Alzheimer

Enviado em 8 de julho de 2016 | No programa: Saúde Bucal | Escrito por Wagner Gabriel | Publicado por Juliana Chagas

Mulher conversando com idosoVocê tem na família alguma pessoa portadora de Alzheimer ou doenças degenerativas do sistema nervoso central?

Os pacientes que são portadores deste problema necessitam na grande maioria das vezes dos nossos cuidados, pois precisam que alguém faça o trabalho pra eles. Importante lembrar que os problemas neurológicos podem agravar os problemas bucais porque a pessoa acaba não conseguindo fazer a higiene da forma adequada.

Muitas vezes elas acabam tendo problemas no desenvolvimento de bactérias, de placas bacterianas, de uma infinidade de micro organismos dentro da cavidade bucal.

As pessoas portadoras de Alzheimer, sobretudo naquelas fases um pouco mais adiantadas precisam constantemente de um cuidador que seja alguém da família ou um profissional que esteja sempre de olho, principalmente se essa pessoa for portadora de prótese.

Como Tratar?

A higiene desta prótese precisa ser realizada de maneira adequada. É preciso remover a prótese para fazer a limpeza adequada, pois no acrílico dela pode se desenvolver micro organismo, por exemplo, como fungos, candidíase na boca de uma pessoa que não cuida corretamente.

Para isso você tem que olhar no céu da boca da pessoa, se lá tiver uma região esbranquiçada pode ser que seja já um quadro de candidíase.

De qualquer maneira faça a higiene, pegue o seu idoso, o papai, a mamãe, o vovô, a vovó, a pessoa que está nestas condições, procure orientar e fazer a higiene.

E não esquecer jamais de fazer a visita regular destas pessoas ao cirurgião dentista!

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp