A doença de Parkinson é caracterizada por uma série de sintomas, entre eles aquele tremor, aquela falta de controle dos movimentos finos do corpo.
O Parkinson é uma doença neurológica que acontece dentro do cérebro, e uma das principais repercussões na boca do Parkinson é com relação exatamente a higiene, pois o parkinsoniano não consegue ter um movimento fino, aquele movimento que a gente tem com as mãos. Se você olhar para as suas mãos, você vai ver que elas são capazes de realizar uma série de movimentos delicados e, escovar o dente, é um movimento delicado.
Escovar os dentes, passar fio dental, fazer manutenção nas próteses, tudo isso exige a nossa mão e o Parkinsoniano não consegue fazer isso adequadamente.
Você que é portador da doença de Parkinson ou você que cuida de um parkinsoniano, procure um cirurgião dentista especialista em pacientes com necessidades especiais! Existem cirurgiões dentistas que desenvolvem ferramentas para que essas pessoas portadoras desta doença façam a própria higiene e por incrível que pareça, o exercício de praticar a higiene bucal do parkinsoniano pode servir como terapêutica.
Para quem é portador desta patologia, escovar o dente pode ser um exercício que ajuda numa recuperação!
Lembre-se: se você tem Parkinson ou alguém na família com este problema, procure um cirurgião dentista especialista em pacientes com cuidados especiais.