QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Saúde bucal e Parkinson

Enviado em 2 de agosto de 2016 | No programa: Saúde Bucal | Escrito por Wagner Gabriel | Publicado por Juliana Chagas

A doença de Parkinson é caracterizada por uma série de sintomas, entre eles aquele tremor, aquela falta de controle dos Mãos de idoso segurando bengalamovimentos finos do corpo.

O Parkinson é uma doença neurológica que acontece dentro do cérebro, e uma das principais repercussões na boca do Parkinson é com relação exatamente a higiene, pois o parkinsoniano não consegue ter um movimento fino, aquele movimento que a gente tem com as mãos. Se você olhar para as suas mãos, você vai ver que elas são capazes de realizar uma série de movimentos delicados e, escovar o dente, é um movimento delicado.

Escovar os dentes, passar fio dental, fazer manutenção nas próteses, tudo isso exige a nossa mão e o Parkinsoniano não consegue fazer isso adequadamente.

Você que é portador da doença de Parkinson ou você que cuida de um parkinsoniano, procure um cirurgião dentista especialista em pacientes com necessidades especiais! Existem cirurgiões dentistas que desenvolvem ferramentas para que essas pessoas portadoras desta doença façam a própria higiene e por incrível que pareça, o exercício de praticar a higiene bucal do parkinsoniano pode servir como terapêutica.

Para quem é portador desta patologia, escovar o dente pode ser um exercício que ajuda numa recuperação!

Lembre-se: se você tem Parkinson ou alguém na família com este problema, procure um cirurgião dentista especialista em pacientes com cuidados especiais.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp